O Aprendizado da Filiação e Paternidade na Parábola do Filho Pródigo

  • 09/02/2024
O Aprendizado da Filiação e Paternidade na Parábola do Filho Pródigo
O Aprendizado da Filiação e Paternidade na Parábola do Filho Pródigo (Foto: Reprodução)

Estava atendendo a uma paciente quando falei com ela sobre a Parábola do Filho Pródigo. O texto, que está no capítulo 15 do Evangelho de Lucas, traz uma mensagem com diversos temas, dos quais muitos deles estão em pauta hoje dia, como por exemplo arrependimento, perdão e amor incondicional.

A história contada por Jesus fala de um filho que, após deixar a casa de seu pai em busca de uma vida de prazeres e extravagâncias, acabou por vivenciar uma situação desesperadora. Somente depois de experimentar escassez e solidão é que ele decide voltar para casa, reconhecendo seu erro e buscando reconciliação com seu pai.

Comecei a refletir com ela sobre o que mais, além dessas experiências, teria pesado na decisão daquele rapaz para voltar ao pai. E cheguei a duas conclusões:

1. O filho pródigo precisou voltar para casa para aprender a ser filho.

2. E depois para poder tornar-se pai.

O que podemos aprender com isso?

Em primeiro lugar, a referência do excelente pai que ele tinha, e que não havia se dado conta durante os anos que passou em casa. Isso ficou claro assim que seu pai o avistou, e saiu correndo ao encontro do filho, abraçando-o e o acolhendo de volta com alegria. Essa imagem reflete a graça abundante de Deus, que está sempre pronto para receber seus filhos de braços abertos, independentemente de seus erros passados.

Como observou o teólogo Henri Nouwen, "o filho pródigo descobriu que ele tinha um lugar – um lugar em seu pai, mesmo quando ele tinha desperdiçado seu dinheiro, mesmo quando ele tinha rejeitado seu amor. Esse é o mistério da graça: que ela nunca nos abandona, mesmo quando nós mesmos a abandonamos."

Aqui temos uma história de reconciliação e perdão, onde o filho pródigo passa pelo processo de amadurecimento espiritual e sendo moldado pelo papel da paternidade em sua casa.

Assim como o filho pródigo precisou voltar para casa para aprender a ser filho, também precisamos nos voltar para Deus e aprender com Ele como ser filhos obedientes e gratos. Esse aprendizado não é instantâneo: requer humildade, disposição para aprender e crescer, e uma profunda conexão com o Pai.

Em segundo lugar, ele voltou para aprender a ser filho, o que ele demonstrou não saber, ao reivindicar “coisas” materiais. Ele precisava aprender a valorizar a presença do pai, seu cuidado, amor e proteção. Esse processo de aprendizado o preparou para desempenhar o papel de pai que ele mesmo exerceria futuramente.

Ao refletirmos sobre os ensinamentos da parábola do filho pródigo, somos desafiados a pensar sobre nossa própria jornada espiritual como filhos.

Assim como o filho pródigo experimentou a graça transformadora do amor do pai, também somos convidados a voltar para casa, reconhecendo nossas falhas e buscando a restauração em Deus. E isso está disponível a nós pelo simples fato de que o Pai nos ama!

O Pai ama você!

Darci Lourenção

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Descobrindo a Fonte Inesgotável: Por que Fazer de Deus a Sua Força e Inspiração?

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/darci-lourencao/o-aprendizado-da-filiacao-e-paternidade-na-parabola-do-filho-prodigo.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes